Pix, do Banco Central. Para começar, apenas instituições financeiras autorizadas pela autarquia agora poderão solicitar adesão ao Pix.
Para garantir maior segurança e controle do sistema, o acesso à oferta do Pix será apenas por empresas com regulamentação específica.
Até serem autorizadas, essas instituições estarão sujeitas a novas regras de controle e transparência. A partir de 1º de julho de 2025, todas as empresas com pedidos de autorização em andamento ou aguardando o período para solicitá-la deverão seguir normas contábeis e de auditoria estabelecidas pelo Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif). Isso inclui a divulgação de demonstrações financeiras e o envio de dados de clientes ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), além de relatórios de saldos diários e operações de crédito.
O Pix por aproximação é uma novidade também deste ano, que estará disponível para todos, já que em 2024 alguns poucos bancos já se anteciparam, não liberando a funcionalidade para todos.
Os empresários devem continuar atentos às novidades do Pix, já que estados como o Paraná já anunciaram a possibilidade de transações financeiras via PIX com fornecedores em 2025. Assim, outros estados e municípios podem anunciar novidades com o sistema neste ano.
Com informações adaptadas uol
Fonte: Contábeis