Quem pretende se aprofundar nos estudos sobre o mercado financeiro pode encontrar em livros sobre o tema o conhecimento que faltava para fazer investimentos mais alinhados com suas estratégias e perfil.
Escritos por analistas e investidores de renome, as obras trazem conhecimentos e estratégias que se aplicam em diversas situações e oportunidades.
Para aproveitar melhor a leitura, a sugestão é conhecer os conceitos básicos dos investimentos, relacionar a teoria à prática, manter-se atualizado por meio de notícias com tendências do setor e consultar um assessor de investimentos para ajudar a montar uma carteira personalizada.
Para o investidor iniciante que está conhecendo o mercado, um caminho interessante é começar pela renda fixa. Nesta obra de 2019, Marcelo S. Perlin traz os fundamentos deste tipo de investimento e ajuda a aplicar o conhecimento na prática, com dados financeiros reais. A cada capítulo, ele apresenta um tipo de produto, como os títulos bancários, fundos de renda fixa, debêntures e Tesouro.
O autor coloca foco no longo prazo, na resiliência e na educação financeira para que o leitor consiga investir, ter ganhos e, com isso, melhorar sua qualidade de vida.
O livro de 1949 é considerado um clássico sobre investimentos na renda variável. Escrito por Benjamin Graham, inglês que nasceu em 1984, a obra ainda atual foca na análise de empresas para subsidiar a compra de ações com ênfase no “valor de investimento” (ou value investing). Esta estratégia busca identificar ações que estão custando menos do que seu potencial de valorização, fazendo com que o investidor lucre com a venda do papel no futuro.
Para identificar ações que estão neste patamar, Graham propõe analisar a fundo a empresa, os ativos e pagamentos de dividendos observando quanto será possível lucrar no longo prazo. Este método de Graham é usado por muitos investidores, entre eles Warren Buffett, considerado um dos homens mais ricos do mundo.
Esta obra de 2021 pode ser considerada um complemento aos ensinamentos de Graham sobre o valor de investimento porque aborda a análise qualitativa das empresas, avançando no conceito da análise quantitativa.
Na prática, Fisher propõe ao investidor observar como aquele negócio está fundamentado, ou seja, como a empresa está posicionada no mercado, como é a gestão e a relação da companhia com os funcionários. Segundo o autor, estes aspectos influenciam no futuro da empresa, o que pode ser determinante para fazer com que as ações sigam se valorizando.
Outra contribuição de Fischer nesta obra é tratar sobre a diversificação da carteira de investimentos, estratégia adotada pelos investidores para reduzir as perdas com a flutuação do mercado. Para o autor, há um limite nesta diversificação, ou seja, é preciso diversificar, mas sem abrir o leque para muitos setores diferentes, porque seria difícil acompanhar com qualidade a saúde financeira de cada uma dessas companhias.
O conteúdo pode ser considerado denso, mas a obra é essencial para análises detalhadas e rigorosas de títulos e ações, o que guia o investidor a identificar investimentos sólidos.
O conceito deste livro foi o que permitiu a Benjamin Graham desenvolver a teoria por trás do valor de investimento. Juntas, estas ideias embasaram análises de títulos e ações de diversos investidores. Há edições que contêm comentários de grandes nomes de Wall Street, que contam como o teor deste livro é relevante para embasar suas escolhas.
Mais do que ganhar dinheiro, este livro ensina ao investidor como evitar perdas. A forma para garantir isso seria investir com alguma margem de segurança, considerando que o futuro é imprevisível e as análises humanas podem cometer erros.
Este livro aprofunda os conceitos de margem de segurança e investimento em valor, enfatizando a importância de construir uma carteira de investimentos resiliente.
Com esta obra de Howard Marks, o leitor vai ter contato com a ideia de que o mercado é cíclico e opera como um pêndulo que vai do otimismo ao pessimismo, ganância e medo, tolerância e risco. Essas oscilações são o que ditam o preço dos ativos no mercado.
A contribuição deste livro de 2020 é trazer ao investidor a noção de como se comportar ao longo destes ciclos.
Este livro de 1994 faz uma análise detalhada das estratégias de investimento de Warren Buffett, considerado um guru dos investimentos e um dos homens mais ricos do mundo, e apresenta os ensinamentos dos homens em quem Buffett se embasou: Benjamin Graham, Philip Fischer e Charlie Munger.
Ao revelar os princípios básicos que orientam as decisões de Buffett, Hagstrom desmistifica a imagem de gênio, muitas vezes atribuída ao “Oráculo de Omaha”, e mostra o quanto de estudo e dedicação estão envolvidos em seu dia a dia de suas escolhas.
O desempenho de suas aplicações, que têm uma média de retorno de quase 20% ao ano, é um indício de que as escolhas são bem sucedidas.
Neste livro, o renomado gestor de fundos Peter Lynch compartilha estratégias para identificar empresas com alto potencial de crescimento para montar uma carteira bem-sucedida e superar o mercado.
A grande contribuição de Lynch foi desenvolver estratégias que trazem altas taxas de retorno, sem que a obra deixe de ser acessível ao investidor comum. Entre as estratégias, estão a escolha de ações de acordo com o passo a passo que ele apresenta, a construção de um portfólio que considere as experiências e insights pessoais do investidor, pesquisar antes de decidir em qual empresa investir e escolher aqueles negócios que o investidor conhece – assim fica mais fácil entender as variantes que podem ser importantes para aquela ação valorizar ou não.
Esta obra não se refere especificamente a investimentos, mas ajuda a entender como as decisões financeiras são influenciadas por processos mentais.
O autor Daniel Kahneman, Nobel de Economia em 2022, estudou como as preferências subjetivas violam a lógica nas tomadas de decisões. Colocando os conceitos dentro do mundo dos investimentos, a obra ajuda o leitor a conhecer como a mente funciona e a encontrar dicas importantes para disciplinar o que pensa ser intuição, questionar as evidências e buscar pensar com base em dados e estatísticas.
Conhecer a história de grandes investidores pode inspirar outros a seguir pelo mesmo caminho. Neste livro de 2012, o autor aborda as filosofias de investimento por trás do sucesso e quais táticas podem ser aplicadas por outros investidores que sonham em acumular recursos.
A obra traz nomes como Warren Buffett, Charles Munger, Benjamin Graham, John Templeton, George Soros, Anthony Bolton, Philip Fisher, Peter Lynch e John Neff.
Fonte: Bora Investir